INICIAL
VIDA CRISTÃ
VIDA VITORIOSA
SALVAÇÃO
ORAÇÃO
MISSÕES
TESTEMUNHOS
BIOGRAFIAS
CÔMICOS
VARIEDADES
E-MAIL PARA ENOQUE



Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.

SALVAÇÃO

 

http://www.enoque.com.br/config/bt/arq_word.gif3 O PLANO DE SALVAÇÃO.doc
   Link:   http://www.enoque.com.br/geral/arquivos/3 O PLANO DE SALVAÇÃO.doc

  http://www.enoque.com.br/config/bt/arq_word.gif3 PERFIL DOS CRENTES QUE SERÃO ARREBATADOS.doc
   Link:   http://www.enoque.com.br/geral/arquivos/3 PERFIL DOS CRENTES QUE SERÃO ARREBATADOS.doc

  http://www.enoque.com.br/config/bt/arq_word.gif3 VIDA ETERNA, GANHAR OU PERDER.doc
   Link:   http://www.enoque.com.br/geral/arquivos/3 VIDA ETERNA, GANHAR OU PERDER.doc

 


O PLANO DE SALVAÇÃO

Por Enoque Rodrigues Nogueira

 

Só podemos conhecer de Deus aquilo que Ele quis nos informar. “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou” (Rm 1.18,19).

A Salvação que nos informada é uma forma de escaparmos da condenação ao inferno, destino certo para todos os que, tendo ouvido o Evangelho o rejeita.

“Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram” (Hb 2.3).

A salvação é pela Graça

“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tt 2.11).

A Graça é por meio da fé

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8).

A fé é o fundamento do que se crê

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem” (Hb 11.1).

Adquire-se a fé pelo Ouvir

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Rm 10.17)

A justiça foi alcançada pela fé

Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. (Rm 9.30).

A justificação pela fé nos coloca em harmonia com Deus

“TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1).

O sangue de Jesus purifica de todo o pecado

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado” (1 Jo 1.7).

Um Único pecado imperdoável

“E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado” (Lc 12.10.

Blasfêmia contra o Espírito Santo: Resistir ao Espírito Santo na tarefa de convencimento

“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo” (Jo 16.8).

O Evangelho só alcança aos crédulos

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego” (Rm 1.16).

Crédulos através da fé

“Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé” (Rm 1.17).

Como receber a salvação?

Crendo em Jesus Cristo.

Ele garantiu ao carcereiro salvação extensiva à sua família

“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (At 16.31).

 

EU DEPENDO DA GRAÇA DE DEUS


PERFIL DOS CRENTES QUE SERÃO ARREBATADOS

Por Enoque Rodrigues Nogueira

 

A seguir ponho apenas seis das centenas de condições que poderiam ser citadas. O leitor poderá inserir na sua lista pessoal quantas achar interessante. Eis aí:

Deve ser alcançado pela Graça de Deus

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef2.8).

Deve aceitar a Jesus como Salvador

“Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus”, (Mt 10.32).

Deve apresentar-se arrependido

“Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte”, (2 Co 7.10). “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça, (1 Jo 1.8-9)”.

Deve ser santo

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”, (Hb 12. 14).

Deve pertencer à Igreja de Cristo

“Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja”, (Cl 1.24).

Deve vigiar

“Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem”, (Lc 21.36).

 

EU DEPENDO DA GRAÇA DE DEUS

 


VIDA ETERNA. GANHAR OU PERDER?

Por Enoque Rodrigues Nogueira

 

VIDA

Em Gênesis encontramos a declaração de criação de todas as coisas. ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados” (Gn 2.1); entre as obras, o os seres viventes e como principal, o ser humano. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn 1.27).

Duração da vida humana é de setenta a oitenta anos - Moisés disse: Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando” (Sl 90.10).

A idade média do brasileiro

“Entre 1980 e 2004, o aumento da esperança de vida do brasileiro foi maior: chegou a 9,1 anos ao passar de 62,6 anos para os atuais 71,7 anos. Segundo o IBGE, ao longo de 24 anos, a esperança de vida ao nascer no país cresceu anualmente 5 meses em média. [...] A expectativa de vida varia de acordo com as unidades da federação. O Distrito Federal aparece no primeiro lugar no ranking, com 74,6 anos e Alagoas ocupa a última posição, com 65,5 anos.” www.folha.com.br, em 19/08/2006

 

VIDA ETERNA

Deus não criou homem para a morte, mas para a vida eterna e ele tinha no Jardim acesso a arvore da vida E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” (Gn 2.9). Pode-se observar que no mesmo local havia duas opções: a vida e a morte. “... Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2.17); a criatura, porém, optou por desobedecer a Deus. “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” (Gn 3.6).

Por causa do pecado houve séria mudança no curso da história da humanidade: mais dor na concepção, maldição, dificuldades, ardor, morte e expulsão do jardim. (Gn 3.16-23). Deus, pela Sua ímpar misericórdia, providenciou imediatamente as condições para que a Sua criatura pudesse voltar ao caminho da vida eterna. Colocou querubins para proteger o caminho da árvore da vida “E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida” (Gn 3.24).

A proposta de vida no jardim foi frustrada. Deus oferece hoje a vida eterna através de Cristo, a nossa “Árvore da Vida” Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” (Ap 2.7).

 

A VIDA ETERNA

Deus quer dar vida eterna. “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6.40).

Jesus venceu para dar Vida Eterna. “Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste” (Jo 17.2).

É promessa. “E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna” (1Jo 2.25).

É pela Graça. “Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor” (Rm 5.21).

É de gratuita. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 6.23).

A vida eterna está em Jesus. “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho” (1 Jo 5.11).

 

COMO GANHAR A VIDA ETERNA?

A chance de vencer numa disputa a uma vaga na Universidade pode chegar a 1:40; em concurso público, 1:10000, etc. Para ganhar a Vida a chance é de 100%. No vestibular, por exemplo, a vitória está condicionada a alguns fatores: O número de vagas, a lisura do processo, a ausência de fraudes, a preparação curricular e psicológica e pontualidade do candidato. No busca pela Vida Eterna, apenas duas coisas se requer exclusivamente do indivíduo: crer e desejar. Os demais requisitos dependem da ação de Deus na vida na vida do ser humano ou exclusivamente de Deus, neste caso sem nenhuma contradição, é garantia absoluta. Deus, o Todo-Poderoso é Imutável.

Um jovem perguntou a Jesus como deveria proceder para ganhar a Vida Eterna “E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna” (Mt 19.16). Como, então ganhara a Vida Eterna:

 Crendo em Deus. “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (Jo 5.24).

Crendo em Jesus Cristo. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).

Ouvindo a voz de Cristo. “Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna” (Jo 6.68).

Examinando a Palavra de Deus. Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (Jo 5.39

Desprendendo-se das coisas materiais e seguindo a Cristo. Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me” (Mt 19.21).

“E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna” (Mt 19.29).

Beber da água da vida. “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna” (Jo 4.14).

 

CARACTERÍSTICA DE QUEM TEM A VIDA ETERNA GARANTIDA

É liberto do pecado. “Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna” (Rm 6.22).

Não tem apego às coisas do mundo. “Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna” (Jo 12.25).

Tem um único Deus. “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3)

É justificados pela Graça de Deus. “Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna” (Tt 3.7).

 

QUEM PERDE A VIDA ETERNA?

Quem rejeitam a Palavra de Deus. “Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios” At 13.46).

Quem amam o dinheiro. “Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (1 Tm 6.9,10).

Quem ama o mundo. “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más” (Jo 3.19).

Quem pratica o mal. “E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação” (Jo 5.29).

 

QUEM NÃO TEM ACESSO AO EVANGELHO?

“Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. Porque todos os que sem lei pecaram sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados [...] Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei, os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os, no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho” (Rm 2.11-16)

 

SÓ EXISTEM DUAS ALTERNATIVAS PARA A VIDA ETERNA: GANHAR OU PEDER.

“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno” (Dn 12.2).

“E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna” (Mt 25.46).

 

UMA VEZ SALVO, SALVO PARA SEMPRE?

Enquanto estivermos aqui na terra estamos em contínua conquista da Vida Eterna. Por isso devemos ser persistentes “Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão” (Lc 13.24).

Mas quando formos arrebatados com Jesus, estaremos para sempre com Ele. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Ts 4.16,17).

Disse Jesus: “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28).

 

EU DEPENDO DA GRAÇA DE DEUS


EU DEPENDO DA GRAÇA DE DEUS

Site pronto: NetFacilita